Uma das especialidades que mais se desenvolve na odontologia aliando conceitos de cirurgia, periodontia e reabilitação bucal, a implantodontia se destaca aliando técnicas avançadas de planejamento e performance com conceitos consagrados baseados em evidências científicas. Os implantes dentários estão se tornado cada vez mais populares e acessíveis no Brasil. Para se ter uma ideia, conforme a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), são cerca de 800 mil implantes colocados por ano no Brasil. Aliados da auto-estima, os implantes dentários estão cada vez mais modernos, rápidos e com menos desconforto aos pacientes. E pesquisas apontam que existem mais de 100 milhões de pessoas no país que ainda necessitam de implantes dentários para reconstruir suas funções bucais.
Desde que a técnica surgiu, diferentes métodos e protocolos foram se desenvolvendo de modo a dar maior conforto e resultados mais rápidos aos pacientes.
Para saber mais sobre essas diferentes técnicas, listamos o que há de mais moderno e avançado na implantodontia.
Implantes Dentários com cirurgia 3D
O método promete um implante com pouco sangramento e sem corte. Para isso, utiliza o que existe de mais moderno em tecnologia de imagens tomográficas associada a softwares avançados em 3D, que permitem a reprodução exata e fiel do osso.
Dessa forma, o cirurgião é capaz de visualizar a posição e a profundidade exatas do implante antes mesmo da cirurgia para, a partir disso, imprimir um guia cirúrgico em resina acrílica de alta precisão por sistema CADCAM. Este guia orienta o eixo de introdução do implante sem necessidade de abertura da mucosa da boca e garantindo o posicionamento preciso do mesmo.
O resultado é um cirurgia mais rápida e com maior conforto no pós-operatório.
Implantes dentários com carga imediata
Essa técnica, ao contrário da tradicional em que é preciso aguardar de três a seis meses para que o implante seja osseointegrado ao osso, permite a colocação da prótese provisória imediatamente a cirurgia.
Esta reabilitação protética em até 48h após a cirurgia garante agilidade ao processo e um maior conforto estético para o paciente. Outra característica é a manutenção das estruturas gengivais e ósseas em posição, o que possibilita uma previsibilidade da estética da prótese final mais adequada.
Vale lembrar, no entanto, que a técnica possui algumas restrições relacionadas principalmente à condição sistêmica do paciente, à localização do implante e à qualidade do osso envolvido.
Protocolos com Implantes Dentários
A melhor opção para pacientes que perderam a maior parte dos dentes e não desejam utilizar dentaduras são as próteses do tipo protocolo Branemark (inventor dos implantes). Este tipo de prótese pode ser confeccionada sobre um número de 4 a 6 implantes dependendo das condições ósseas do paciente. São os tratamentos mais antigos e previsíveis da implantodontia, porém com o avanço tecnológico de hoje, este planejamento pode ser realizado virtualmente e a qualidade das próteses podem variar em próteses de acrílico com reforço metálico, próteses metalo-cerâmicas e até peças completamente livre de metal projetadas em computador e reproduzidas em zircônia (material branco e extremamente resistente).
Fonte: https://www.imed.edu.br/Comunicacao/Noticias/o-que-e-implantodontia--1
21/01/2021 14:18
18/01/2021 09:51
14/01/2021 08:56
11/01/2021 08:31
06/01/2021 13:37
04/01/2021 08:21