ge-health-care-812x45

Como medir e usar a cânula de Guedel

Conteúdo

A cânula de Guedel é um dispositivo utilizado para o manejo das vias aéreas. Ela evita que a base da língua de pacientes com depressão do sensório obstrua a orofaringe e, consequentemente, permite uma melhor oxigenação.

Quando utilizá-la?

Somente em pacientes inconscientes, devido ao potencial de induzir náuseas, vômitos e uma possível aspiração. Não devemos colocar o dispositivo ou devemos retirá-lo caso o paciente tenha o reflexo do vômito presente.

ge-health-care-628x167

Como escolher o tamanho?

Coloque o dispositivo com a porção redonda no canto da boca do paciente e a ponta em direção ao ângulo da mandíbula (abaixo do lóbulo da orelha do mesmo lado). A ponta deve chegar na altura do ângulo da mandíbula (mostrar foto).

Coloque o dispositivo com a porção redonda no canto da boca do paciente e a ponta em direção ao ângulo da mandíbula (abaixo do lóbulo da orelha do mesmo lado). A ponta deve chegar na altura do ângulo da mandíbula.

Existem diversos kits disponíveis, modelos mais antigos não são identificados por cores. A identificação por cor é padronizada, facilitando o uso. As que não são por cores são numeradas, com tamanhos de 00 a 11 (4 cm a 11 cm).

A tabela a seguir nos ajuda na hora da escolha da cânula certa:

Cânulas orofaringes (Guedel) de diferentes tamanhos sem esquemas de cores.

Como colocá-la?

Deprima a língua com um abaixador de língua;

Insira o dispositivo com a concavidade para baixo com cuidado para não empurrar a língua para trás, o que poderia bloquear a via aérea;

Uma forma alternativa e uma das mais utilizadas é colocar de maneira invertida, ou seja, com a concavidade voltada para cima. Após a inserção até o véu palatino, devemos girar o dispositivo 180°, colocando a concavidade para baixo e inserindo-o na cavidade oral, observe como fazer no vídeo abaixo.

CUIDADOS

  • Não inserir a Guedel invertida em crianças, devido a um potencial dano ao palato;
  • Cuidar para não empurrar a língua para trás e provocar uma obstrução da via aérea;
  • Cuidar para não causar trauma nos lábios e dentes do paciente;
  • Não usar esse dispositivo em pacientes acordados;

É importante ressaltar que a cânula de Guedel é usada para auxiliar na ventilação mas não protege a via aérea, e só deve permanecer enquanto não se obtêm uma via aérea definitiva.

Compartilhe:
Portal do Médico

Portal do Médico

O Portal do Médico é o maior Marketplace da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados