Agende sua consulta

Busque o profissional de saúde mais perto de você

Cadastre-se

Portal do Médico

Faça login

Afasia: você sabe o que é e como identificar?

12/11/2019
17:52

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Esse tipo de lesão pode afetar o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender. Mas cada um desses aspectos da linguagem está localizado em uma parte diferente, por isso existe mais de um tipo de afasia, os quais discorreremos neste artigo.


Antes de tudo, vale lembrar que afasia e disartria não são a mesma coisa, sendo esta última uma dificuldade apenas na hora de articular as palavras, sem prejuízo na compreensão, escrita e outras questões da linguagem.


Tipos de afasia

A American Stroke Association divide as afasias em três tipos principais: de Wernicke, de Broca e global.


Afasia de Wernicke

A afasia de Wernicke acontece mais posteriormente no hemisfério esquerdo, locais que são responsáveis pela recepção da linguagem, ou seja, pela compreensão.


Neste caso, o paciente pode falar de forma incoerente, sem perceber, e usar palavras que não façam sentido achando que estão corretas. Essas palavras, às vezes, podem nem existir.


Afasia de Broca

A afasia de Broca acontece nas regiões frontais do hemisfério, locais responsáveis pela expressão, ou seja, em como as palavras vão se unir para formar frases.


Por isso, o paciente não consegue formar frases completas nem entender quando ditas por outras pessoas. Não usa artigos (o, a), conjunções (e, mas, logo, porque etc.) ou verbos de ligação (verbos ser e estar, por exemplo).


Quando não consegue encontrar as palavras corretas, muitas vezes usa palavras próximas para dizer o que quer, podendo dizer “carro” quando quer dizer “caminhão”.


Além disso, a pessoa acometida por essa afasia não consegue encontrar os termos corretos para orientações espaciais ou de tempo, como: esquerda, direita, para cima, para baixo.


Afasia global

Como o nome já sugere, a afasia global é quando o AVC, por exemplo, afeta tanto as regiões frontais quanto as posteriores do hemisfério cerebral esquerdo. Sendo assim, o paciente sofre um misto das afasias de Wernicke (recepção) e de Broca (expressão).


Neste caso, o paciente tem dificuldade de compreensão, falando de forma incoerente em alguns momentos, e dificuldade de expressão, sem conseguir formar as frases corretamente.


Orientações

É muito importante que o médico oriente a família a não excluir o paciente que está com alguma afasia. Lembrar que ele não deixou de ser inteligente, apenas não consegue expressar corretamente o que pensa.


A família pode ajudar fazendo perguntas de respostas “sim” ou “não”, e também parafraseando de vez em quando durante a conversa.


É importante encaminhar para um fonoaudiólogo, para que ajude na recuperação. Uma equipe multidisciplinar, em conjunto com a presença da família e amigos, é importante para que o paciente se sinta confortável neste momento de dificuldade.

Fonte: https://pebmed.com.br/voce-sabe-identificar-os-principais-tipos-de-afasia/

+ Notícias


05/12/2019 10:06

Drogas que agem sobre inflamação no cérebro podem reverter demência

  • 05/12/2019 10:00

    Por que pesquisadores recomendam começar a acompanhar o colesterol aos 25 anos

  • 05/12/2019 09:30

    Pesquisadora italiana recebe prêmio de instituto brasileiro por estudo sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

  • 05/12/2019 09:26

    Transplante de rim com doador HVC positivo é possível?

  • 04/12/2019 17:16

    Viralizou: mãe homenageia marido que morreu antes do parto

  • 04/12/2019 17:07

    Casal de mulheres gera bebê em ambos os ventres

  • 04/12/2019 09:01

    Brancos nos EUA recebem mais tratamento preventivo contra HIV que negros e latinos


Carregando