Agende sua consulta

Busque o profissional de saúde mais perto de você

Cadastre-se

Portal do Médico

Faça login

Impressão 3D na medicina: as melhores aplicações em 2019

18/11/2019
18:15

A impressão 3D médica é agora uma parte indispensável da medicina. Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras pelas quais a impressão 3D na medicina está fazendo história.


Cura da Nova Era

Modelo de crânio com uma placa impressa em 3D. Fonte: Sketchucation.com


A impressão 3D trouxe grande entusiasmo e inovação para o campo da medicina. Agora é possível, e quase fácil, oferecer soluções personalizadas de assistência médica - um alívio para médicos e pacientes.

Como seria de esperar, a impressão 3D em medicina permitiu a personalização, prototipagem, fabricação e pesquisa. Como era de se esperar, as áreas de aplicação também são bastante amplas, estendendo a prática e pesquisa médicas incluindo o seguinte:

? Preparação cirúrgica

? Próteses

? Dental

? Impressão 3D de tecidos e órgãos

? Dosagem de medicamentos e farmacologia

? Fabricação de ferramentas e dispositivos médicos

Neste artigo, analisamos como essas áreas estão se beneficiando e avançando com a impressão 3D


Preparação cirúrgica

Mapa virtual do joelho do paciente. Fonte: ASME

A impressão 3D está sendo usada para replicar órgãos específicos do paciente que são usados para a preparação antes da realização das operações complicadas. O aplicativo é de longe muito melhor e preciso do que apenas observar raios-X, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas. Por fim, esse método comprovou acelerar os procedimentos e minimizar o trauma do paciente.

Os procedimentos que incorporam essa tecnologia incluem reparo da coluna vertebral, operações de complicações do nascimento, transplantes de coração e órgãos vitais, varredura e reparo de fraturas e rachaduras. A replicação de órgãos para transplantes também ajuda a avaliar sua compatibilidade para uso.

Outro benefício é a capacidade do cirurgião de manipular e visualizar fisicamente o modelo anatômico específico do paciente . Isso permite que eles conheçam a anatomia exata do paciente de vários ângulos e, assim, sejam capazes de antecipar o que esperar durante o procedimento. Essa abordagem aumenta a probabilidade de sucesso na recuperação do paciente.


Próteses de Impressão 3D


Experimentando sua nova perna protética impressa em 3D. Fonte: i.pinimg.com/
As próteses fabricadas tradicionalmente são conhecidas por serem muito caras e também desconfortáveis para o amputado.
O serviço de impressão 3D está lidando com essas preocupações. O objetivo final é projetar próteses confortáveis que atendam às necessidades específicas do paciente e também sejam econômicas. Com os vários projetos de braços protéticos impressos em 3D e pernas protéticas impressas em 3D, esse objetivo já está se tornando realidade!
Foi feito um grande trabalho no fornecimento de próteses ou na substituição de membros de refugiados de guerra e muitos outros feridos por desastres naturais também. O benefício nesta aplicação é realmente imenso. Traz muita esperança e alegria para o médico e para o paciente que finalmente haja uma solução viável ao seu alcance.

Aplicações Dentárias

Dentes impressos em 3D em um modelo de referência. Fonte: Formlabs

As aplicações de impressão 3D em odontologia  ajudaram de várias maneiras diferentes, da ortodontia à odontologia geral. As diferentes áreas odontológicas que atualmente integram a impressão 3D estão fabricando aparelhos personalizados e precisos, restaurações dentárias, coroas fundidas, pontes dentárias e estruturas e bases para dentaduras.

A impressão 3D na medicina ajudou o setor de saúde bucal a oferecer atendimento conveniente, a um custo menor e com um plano de tratamento controlado. Também minimiza o tempo de espera porque não é necessário molde - o recurso pode ser impresso diretamente.

Outro aspecto importante da impressão 3D quando aplicada à odontologia é sua fácil adoção em uma clínica, laboratório ou consultório odontológico. A rapidez e as soluções projetadas e desenvolvidas com precisão são essenciais para esta aplicação, e a impressão 3D na medicina faz exatamente isso.


Impressão 3D de tecidos e órgãos