Agende sua consulta

Busque o profissional de saúde mais perto de você

Cadastre-se

Portal do Médico

Faça login

Mulher tem bolas de cabelo retiradas do estômago: imagem é forte

04/09/2018
09:08

De acordo com um artigo médico, a paciente sofria de compulsão em comer cabelos e teve de passar por uma cirurgia

Mulher tem bolas de cabelo retiradas do estômago: imagem é forte


onhecida como tricotilomania, a compulsão por arrancar pelos do próprio corpo pode levar a consequências graves: em um artigo publicado em um periódico médico, foi relatado o caso de uma mulher norte-americana de 38 anos que teve duas bolas de cabelo retiradas de seu estômago e de seu intestino. A maior delas media quase 15 centímetros.

O procedimento cirúrgico teve de ser realizado após a paciente apresentar um quadro de náuseas e vômitos ao chegar no hospital — de acordo com os registros, seu abdome também estava muito inchado. O ato de comer seus próprios cabelos levou a um quadro de obstrução do trato digestivo, o que fez diminuir seu apetite: a mulher teria perdido quase sete quilos em oito meses por conta das consequências de sua compulsão. 

Ao analisarem seu quadro de saúde, os médicos constataram a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Durante o procedimento, foram encontradas uma "trança" de cabelos em seu intestino, além da grande bola de pelos em seu estômago.

Bola de cabelos retirada do estômago da paciente  (Foto: Divulgação)

Apesar de impressionar, o registro fotográfico foi realizado por conta da raridade no caso: de acordo com os médicos, foram registrados na literatura apenas 88 casos da "Síndrome de Rapunzel", nome dado à compulsão específica por comer os próprios cabelos. 

As consequências desse ato repetitivo podem ser mortais: caso não seja retirada a tempo, a bola de pelos pode causar obstrução intestinal, anemia, perfurações no sistema gastrointestinal, além de hemorragias internas. 

"Trança de cabelos" encontrada no intestino da paciente (Foto: Divulgação)

Felizmente, a cirurgia foi realizada com sucesso e a paciente foi liberada do hospital após seis dias de internação. Os médicos recomendaram que ela procurasse tratamento psiquiátrico para investigar as causas de sua compulsão e superá-la.


Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/08/mulher-tem-bolas-de-cabelos-retirados-do-estomago-imagem-e-forte.html

+ Notícias


22/10/2019 09:04

Nova técnica de edição de DNA poderá curar até '89% das doenças genéticas' no futuro

  • 22/10/2019 08:59

    Nascimento de bebê sem rosto gera escândalo de negligência médica

  • 22/10/2019 08:53

    Cientistas planejam criar câncer para pesquisar sinais precoces da doença

  • 22/10/2019 08:49

    Transplante de matéria fecal, uma terapia que pode salvar vidas

  • 22/10/2019 08:36

    SUS altera protocolo de tratamento para tuberculose

  • 21/10/2019 09:03

    Autismo severo: 'Um dos nossos maiores desafios é proteger a nossa filha dela mesma'

  • 21/10/2019 08:53

    Pesquisadores apontaram que indivíduos na faixa dos 40 anos que costumam andar devagar apresentam maior risco de falhas cerebrais


Carregando