Agende sua consulta

Busque o profissional de saúde mais perto de você

Cadastre-se

Portal do Médico

Faça login

As principais dificuldades do médico empreendedor

13/06/2016
14:41

Quando um profissional médico passa por sua longa formação, especialização e primeiras experiências no mercado de trabalho, ele está finalmente apto a montar sua própria clínica ou seu consultório, algo que pode dar uma guinada enorme em sua carreira, rumo a um novo patamar.

Quais são as principais dificuldades do médico empreendedor?

Quando um profissional médico passa por sua longa formação, especialização e primeiras experiências no mercado de trabalho, ele está finalmente apto a montar sua própria clínica ou seu consultório, algo que pode dar uma guinada enorme em sua carreira, rumo a um novo patamar.

Porém, quando este momento acontece, muitas vezes este profissional não imagina os desafios específicos de se ter o seu próprio estabelecimento de saúde e pode ser pego desprevenido pelas consequências de uma gestão pouco eficiente.

Confira as principais dificuldades do médico empreendedor, e como se sair bem em cada um desses desafios.

Investir na gestão financeira
Quando um médico se torna o administrador principal de uma clínica ou de um consultório próprio, ele tem de ser capaz de reconhecer que este serviço funciona sob as mesmas normas de qualquer outro negócio.

Ou seja, o estabelecimento tem de ter uma boa capacidade financeira para cobrir seus gastos rotineiros e custos com a equipe de trabalho, além de dar lucro ao seu gestor.

Por isso, mesmo se tratando de um serviço de saúde, o médico empreendedor tem de ter uma visão estratégica de sua clínica, tendo um controle preciso sobre o fluxo de caixa do estabelecimento e criando processos e metas que aumentem a eficiência de seus serviços, a fim de escapar de dívidas indesejáveis.

Uma boa gestão financeira garante uma maior solidez ao consultório e dá mais chances para este empreendimento sobreviver a condições inesperadas.

Investimentos na divulgação da clínica
Uma clínica médica funciona bem quando tem uma boa rotatividade de pacientes, oferecendo serviços eficientes e confiáveis à comunidade.

Para garantir que seu consultório sempre tenha pessoas querendo marcar consultas, você precisa ser visto e recomendado.

Encare seu consultório como uma empresa, com uma marca e nome a serem zelados.

Por isso, invista em soluções de marketing e marque sua posição no mercado com páginas na internet que se comuniquem diretamente com sua base de pacientes.

Dessa forma, você garante que o maior número possível de pessoas conheçam seus serviços.

Manter uma agenda organizada
Na posição de gestão de uma clínica, você deve ser capaz de reconhecer a capacidade de funcionamento dela, com o bjetivo de sempre trabalhar com um número adequado de pacientes, nem a mais, nem a menos.

Uma agenda de consultas desorganizada faz com que ocorram superlotações em seu consultório, tornando os serviços lentos e correndo o risco de causar insatisfação dos seus pacientes.

Por isso, garanta que seus horários estão sendo preenchidos de uma maneira eficiente, evitando atrasos em suas demandas.

Informatizar o consultório
Um médico empreendedor deve ficar sempre de olho nas soluções tecnológicas que podem otimizar seus processos e aumentar sua produtividade.

Adotar ferramentas como um softwares de gestão facilita suas responsabilidades, permitindo ter o controle preciso sobre a agenda, o fluxo de caixa e a comunicação com os pacientes, tudo de forma eficaz e muito fácil de usar.

É preciso ter atenção para escolher o sistema correto, afinal é preciso ter muito cuidado com a segurança das informações dos pacientes e um sistema de backup que garanta a confiabilidade de todos os dados.

Fonte: IClinic Blog

+ Notícias


17/01/2020 08:30

Projeto de lei que amplia doação de órgãos gera debate na Alemanha

  • 17/01/2020 08:27

    Darolutamida: novo medicamento é aprovado para câncer de próstata

  • 17/01/2020 08:20

    Curativo feito com impressão 3D em Ribeirão Preto usa células-tronco contra feridas crônicas

  • 16/01/2020 09:12

    Caso Belorizontina: como distinguir uma intoxicação alimentar comum de algo mais grave?

  • 16/01/2020 08:41

    Sul e Sudeste voltam a ter mortes de macacos com febre amarela, diz ministério

  • 16/01/2020 08:32

    O que é o peito escavado, condição que muitos pensam ser estética, mas pode matar

  • 15/01/2020 17:57

    Justiça reafirma que acupuntura é prática exclusiva de médicos


Carregando